Você sabia que os brasileiros agora podem contar com um passaporte mais moderno e com tecnologia antifraude?

Em junho de 2022, foi apresentado pelo Governo Brasileiro, o novo passaporte para os cidadãos brasileiros. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, entregou simbolicamente o novo passaporte do presidente Jair Bolsonaro. “É o primeiro passaporte temático do Brasil. Uma verdadeira obra de arte que apresenta o Brasil para o mundo”, disse Torres. 

Pela primeira vez o passaporte brasileiro irá retratar as riquezas do Brasil em suas páginas, com elementos da Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal.  “Outra novidade do novo modelo são os fundos invisíveis fluorescentes. Antes, apenas o número da página variava sob exposição UV. A nova versão apresenta sete composições diferentes”, disse o ministro. 

Idealizado pela Casa da Moeda do Brasil (CMB) em parceria com a Polícia Federal (PF) e Ministério das Relações Exteriores (MRE) relatam que o documento está mais seguro e moderno e irá proporcionar mais agilidade, praticidade e conforto aos cidadãos brasileiros. “A página de identificação também foi atualizada, apresentando uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador. Essas informações são protegidas por um laminado de segurança”, afirmou Torres.

Além de um novo visual, a tecnologia de ponta utilizada neste novo passaporte oferece excelente proteção contra tentativas de adulteração e/ou falsificação.

O novo passaporte começa a ser produzido em setembro e continua com validade de dez anos. O valor da emissão e a validade do documento, mantém da forma que o passaporte tradicional. O valor continua sendo R$ 257,25. Mas o governo informa que não é necessário trocar o seu passaporte agora, o antigo é válido até a data de expiração.